O Flamengo comemorou na última quarta-feira (15) o aniversário de 128 anos. Parte da história vitoriosa do rubro-begro carioca foi escrita por jogadores de diversos cantos do Brasil. O Núcleo de Esportes de O Liberal relembra atletas paraenses que atuaram pelo Clubes de Regatas do Flamengo.
Pará
Marcos Rogério Ricci Lopes, conhecido também como Pará no mundo do futebol, disputou 217 jogos pelo Flamengo, com quatro gols marcados e 23 assistências. O atleta, que é natural de São João do Araguaia, chegou ao clube carioca em janeiro de 2015, vindo do Grêmio, com o objetivo de disputar posição com Léo Moura. No entanto, depois das imensas críticas da torcida do Flamengo pelas más atuações, o lateral-direito nunca conseguiu se firmar como titular incontestável do Mengão. O atleta, que atualmente está com 37 anos e atua no futebol de várzea de São Paulo, deixou o Flamengo em 2019, e foi campeão brasileiro (2019), da Libertadores (2019) e carioca (2018 e 2019).
Sócrates
Conhecido como um dos grandes meio-campista da história do futebol brasileiro, Sócrates teve uma rápida passagem pelo Flamengo no ano de 1986. Nascido em Belém, o Doutor disputou apenas 20 jogos com a camisa do rubro-negro, marcando cinco gols. As consecutivas contusões atrapalharam a permanência do meia na Gávea, e mesmo ao lado de Zico, onde pode reeditar a lendária dupla que brilhou na Copa de 1982, a passagem de Sócrates não foi como o esperado. Em 1897, o jogador se transferiu para o Santos.
Charles Guerreiro
Charles Guerreiro foi o jogador que mais se destacou entre os paraenses que vestiram a camisa do Flamengo. O lateral-direito nascido em Belém, disputou 246 jogos com a camisa do time da Gávea, entre 1991 e 1995, marcando dois gols. Revelado pelo Paysandu, Charles conquistou o Campeonato Carioca de 1991 e o Campeonato Brasielro de 1992. Os tempos de glória pelo Fla renderam ao jogador a convocação para a Seleção Brasileira feita por Carlos Alberto Parreira, para a disputa de amistosos em 1992, e também em 1995, sob o comando de Zagallo. O jogador se despediu da equipe carioca em 1995, rumo ao Vasco da Gama
Roma
Paulo Marcel Merabet, o Roma, começou sua carreira na base do futsal do Remo, mas, com apenas 16 anos, foi contratado pelo Flamengo. No rubro-negro, o atacante belenense jogou entre os anos de 2000 e 2002, tendo feito mais de 100 partidas e marcado 23 gols pelo clube. Em 2001, o jogador conquistou a Copa dos Campeões, o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara. Roma encerrou sua passgem pela equipe carioca após empréstimo ao Al-Nasr, de Omã.
Veja outros jogadores paraenses que atuaram pelo Flamengo:
Aleilson (atacante)
Esquerdinha (atacante)
Heyder (atacante)
Aderson (meio-campo)
Flamel (meia)
Arinelson (meio-campo)
Fonte: Pará – O Liberal.com