sexta-feira, julho 19, 2024
31.9 C
Portel

Fiéis saudam São Jorge em Belém; conheça a história!

No dia 23 de abril fiéis da igreja católica comemoram um dos mais populares santos, São Jorge. Para as religiões de matrizes africanas, ele é Ogum São Jorge. E neste domingo, aquele que matou o dragão foi celebrado por adeptos destas religiões. Em Belém, para muita gente, foi dia de agradecer. 
Na paróquia de São Jorge, na Marambaia, fiéis se reuniram e aproveitaram para acender velas e rezar pedindo a proteção ao santo. Uma procissão saiu da paróquia às 18h, seguindo pelas principais ruas do bairro e tendo como fim da festividade a celebração da última missa às 19h. 
+ Fiéis preparam homenagens para o dia de São Jorge
+ Religiões celebram o dia do santo guerreiro: São Jorge VEJA O VÍDEO DOS FIÉS REZANDO NA MARAMBAIA: 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 SAIBA MAIS SOBRE SÃO JORGE: 
O santo teria sido um soldado romano nascido na Capadócia, atual Turquia, e martirizado por sua fé cristã. É uma figura religiosa popular. Mesmo que as histórias sobre ele estejam envoltas em lendas, como a de ter matado um dragão. Mundialmente, é considerado protetor de escoteiros mirins, soldados e cavaleiros. É padroeiro de países como Inglaterra, Geórgia e Etiópia. 
No Brasil, e em especial no Rio de Janeiro, é alvo não só de veneração por muitas pessoas, como também se tornou um fenômeno pop, estampando camisetas, tatuagens e sendo tema de diversas músicas, livros, telenovela, a Salve Jorge, e também enredo de Escola de Samba.
Na época da escravidão, os africanos aprisionados e trazidos à força para o Brasil passaram a associar seus orixás a figuras católicas com a finalidade de poder manter sua devoção sem serem importunados pelos escravistas cristãos, dando origem assim ao sincretismo religioso brasileiro, sendo também celebrado por muitos sambistas. São Jorge é o Ogum São Jorge para os adeptos de religiões originadas no continente africano.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade